Tráfego Pago ou Orgânico: Qual a Melhor Estratégia Para meu Negócio?

Índice

 

tráfego pago ou orgânico

Decidir entre tráfego pago ou orgânico é uma tarefa que leva muitas pessoas a pensar durante algum tempo.

No entanto, para tomar uma decisão assim, muitos fatores devem ser analisados, principalmente qual é o seu objetivo principal, o que te dará melhor custo x benefício, qual sua urgência de retorno de resposta e o quanto financeiramente você tem disponível para investir.

Sabemos que o maior desejo de quem possui um site é ter seu trabalho na web reconhecido para que isso lhe traga retorno financeiro. Desse modo, o tráfego constante é necessário.

Se você quer saber entre qual escolher, continue lendo este artigo.

Tráfego Pago Ou Orgânico, Entre Qual Escolher?

Tráfego Pago Ou Orgânico, Entre Qual Escolher?

Qualquer empresa deseja atrair novos clientes e aumentar sua cartela de clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros.

No entanto, a principal maneira de fazer isso atualmente é no meio digital, investindo no marketing e em suas estratégias como o tráfego pago ou orgânico.

Sabemos também que trabalhar nessa área exige um conhecimento específico para que publicações cheguem até o público que você deseja e seu site tenha um bom fluxo de pessoas.

Os sites são uma das melhores maneiras que uma empresa tem de atrair seus futuros clientes.

Porém, não saber utilizar bem essa ferramenta ou então fazer mais do mesmo acaba por fazer o público de deixar a desejar sobre sua empresa.

Então, para obter o reconhecimento que deseja, algumas atitudes devem ser tomadas e a primeira delas é saber como aumentar a quantidade de visitantes que chegam em sua página.

O que nos leva ao ponto principal que é saber sobre tráfego pago ou orgânico.

O Que É Tráfego Orgânico?

O Que É Tráfego Orgânico?

Quando você faz uma pesquisa no Google sobre determinado produto e acaba acessando uma página referente ao que você procurou, isso se chama tráfego orgânico.

Ou seja, através de uma palavra-chave usada naquele site com a pretensão de alcançar novas pessoas e melhorar o ranqueamento, você foi capaz de achar aquela página pois as estratégias que ela usou melhoraram sua visibilidade nas pesquisas.

A principal vantagem do tráfego orgânico é não ter um custo direto.

Para fazer um bom uso dessa ferramenta, você deverá apostar em boas estratégias de marketing de conteúdo, pois assim você otimizará seu conteúdo para que ele fique no topo das pesquisas.

Afinal, ser um dos últimos resultados de pesquisa não adianta em nada pois as pessoas acabam clicando nos resultados que estão no topo da primeira página.

Dessa forma, utilizar o marketing de conteúdo é uma boa opção, pois esse tipo de marketing foca em estratégias de otimização e uso de SEO para potencializar o engajamento do site.

Desse modo, muita atenção deve ser destacada ao uso de palavras-chaves que tenham a ver com sua empresa e que emplaque desejo de busca.

Para saber qual palavra-chave escolher, o Google tem uma ótima ferramenta que facilita esse processo, chamada “Google Keyword Planner”.

Em quanto tempo vem o resultado?

O uso da opção de tráfego orgânico trará resultados a médio e longo prazo. Isso porque manter a frequência de conteúdos relevantes, gera tempo.

No entanto, é essencial para que o público engaje no seu conteúdo e leia outros artigos.

Outro ponto a ser levantado, é que ter uma boa posição no topo das pesquisas não é algo rápido de ser feito e é necessário que o trabalho para que isso aconteça, seja feito de forma consistente.

O tráfego pago ou orgânico gera um valor de custo pois nenhum serviço é de graça.

No entanto, o tráfego orgânico como dissemos, não gera um custo direto mas, gera um custo indireto com a construção do site, a contratação de profissionais para mantê-lo, contratação de profissionais para ranquear os conteúdos, entre outros gastos.

O Que É Tráfego Pago?

As diferenças entre tráfego pago ou orgânico são nítidas. A principal delas e a mais óbvia é que o tráfego pago tem um custo direto para você.

Sendo assim, é preciso que para que o público-alvo chegue até seu conteúdo, você pague por isso.

Tudo acontece por meio de anúncios que contenham palavras-chave quando o visitante clica nele. Dessa forma, você só paga quando a pessoa clica nesse anúncio.

Então, para que o fluxo de pessoas nos sites sejam constantes, é preciso que muitos anúncios estejam ativos frequentemente, pois se não tiver anúncio, a quantidade de pessoas diminuirá.

Outro ponto relevante dessa estratégia é saber qual anúncio será indicado para cada mídia ideal de divulgação.

Tanto tráfego pago ou orgânico são efetivos, no entanto quando você paga, o impulsionamento do seu conteúdo é ampliado e pode alcançar muito mais pessoas do que o normal.

Para se utilizar do método tráfego pago, você pode fazer uso das seguintes ferramentas de anúncio:

  • Google Ads: Ferramenta criada pela maior rede de pesquisa do mundo, o Google. Quando o usuário pesquisar por palavras relacionadas aos seus serviços, produtos ou empresa, o seu site aparece. Aqui é o usuário que te encontra, quando ele precisa de você.
  • Facebook Ads: Os anúncios no Facebook podem ser criados no Instagram, uma vez que ambas as redes possuem o mesmo responsável. É possível aparecer apenas para pessoas que possuem interesse no seu produto, seja em forma de vídeo ou texto. A diferença aqui é que você que escolhe pra quem aparecer.
  •  

Qual O Melhor, Tráfego Pago Ou Orgânico?

Não há como escolher entre o tráfego pago ou orgânico e dizer qual é o melhor. Isso porque como dissemos, depende de inúmeros fatores a serem considerados.

Qual O Melhor, Tráfego Pago Ou Orgânico?

Sendo assim você deve colocar na balança qual será mais vantajoso para você a partir das seguintes características:

  • Objetivo;
  • Custo x benefício;
  • Urgência de resultado;
  • Orçamento disponível;

Ambos tráfego pago ou orgânico são complementares e alcançam resultados muito melhores se forem trabalhados juntos.

Ambos fazem com que seu site tenham visualizações e permitem crescimento e conversão de vendas.

Conclusão

Tráfego Orgânico

O tráfego pago ou orgânico são duas ferramentas importantes para obter fluxo de crescimento em seu site.

Dessa forma, se sua empresa tiver um orçamento bom, investir em ambas é uma ótima estratégia.

No entanto, se você preferir investir só em uma, não há problema algum! 

Desde que, claro, o trabalho seja feito com frequência e as publicações sejam relevantes e apresentem conteúdo para o seu público.

Nos conte aqui qual das duas estratégias você pensa em colocar em prática e não se esqueça de compartilhar este artigo.

Mais Conteúdo de Valor