Como Criar um Site: 3 Passos Para Tirar seu Negócio do Papel

Índice

como crirar um site

Saber como criar um site é fundamental para você que deseja ter mais visibilidade em seu negócio.

Afinal, é no meio digital que as pessoas e as marcas fazem mais uso das estratégias de alcance de público e de conversão de vendas.

No entanto, a criação de um site demanda alguns pontos fundamentais que devem ser bem definidos na hora de fazê-lo, pois uma coisinha errada, já pode prejudicar o seu funcionamento.

Poucos entendem de programação mas, é plenamente possível que você consiga criar um site do zero e sozinho.

Se quiser saber como tirar o seu projeto do papel, continue lendo.

Como Criar Um Site E O Que É Preciso?

Se você deseja criar um site, então sabe da importância que é ser presente digitalmente. Sendo assim, apresentaremos um passo a passo para que você saiba como criar um site.

1. Registro de domínio

A primeira coisa a se fazer quando se deseja criar um site, é registrar um domínio. O domínio nada mais é do que o endereço do seu site, ou seja, o nome que você escolheu.

Este passo é fundamental, pois quando você faz registro de um domínio você impede que outras pessoas utilizem o mesmo nome que você.

Para fazer o registro basta escolher algum site que cumpra com esse serviço. Com uma breve pesquisa na internet, você consegue achar aquele com o melhor preço para você.

Ao achar um site e se certificar de que o seu domínio não tem registro em outro lugar, basta então efetuar o seu registro preenchendo as informações pessoais de compra do nome do seu site.

2. Hospedagem

Para saber como criar um site, é preciso que o fundamental seja escolhido que é a escolha de uma hospedagem.

É através da hospedagem que o seu site irá se manter no ar funcionando.

Assim como na parte de domínio, existem muitos sites que oferecem serviços de hospedagem grátis ou pagos.

No entanto, uma hospedagem gratuita contém restrições de uso e pode ser bastante instável fazendo com que o seu site saia do ar.

Os sites que oferecem serviços pagos como o HostGator, por exemplo, possuem planos a partir de R$ 12,00 mensais.

3. Construtor de sites

Depois de ter escolhido o domínio e a hospedagem, o passo seguinte é construir o site.

As vezes o próprio site que oferece serviço de domínio oferece também os serviços de construção. No entanto, você pode se sentir livre de pegar esse serviço separadamente.

Os construtores de site em sua maioria são bem didáticos e, portanto, facilita muito a como criar um site para pessoas que nunca tiveram contato com programação.

Sendo assim, é só escolher o design, o template e o modo como você deseja construir seu site para que ele tenha a identidade da sua empresa nele.

Se você não tem um orçamento inicial para investir em uma construtora de sites, uma maneira de conseguir obtê-lo é através das construtoras de sites que já incluem seus serviços com a hospedagem.

No entanto, ao escolher essa opção, você pode não ter um domínio totalmente exclusivo para o seu negócio, dessa forma, o rankeamento do seu site ficará prejudicado em páginas de busca como o Google e o seu site poderá vir a não crescer.

Um dos sites gratuitos é o WordPress e ele é bem famoso e utilizado mundialmente.

Entretanto, para que seu site não fique mal configurado a alternativa é contratar uma empresa ou algum profissional que saiba fazer esse serviço de como criar um site para você.

O trabalho desses profissionais é muito importante, principalmente para você que deseja ter um ambiente profissional e não amador.

Isso porque os profissionais que trabalham com construção de sites, sabem tudo sobre o uso de plugins e desenvolvimento de métricas e estratégias para impulsionamento do mesmo.

Como Criar Um Site Profissional?

Apesar de ser uma opção um pouco mais elevada, as vantagens de se obter um site profissional através de um profissional são inúmeras.

Isso porque além de saberem exatamente o que estão fazendo, profissionais vão tirar de você todo o trabalho e otimizará seu tempo, deixando seu site pronto em menos tempo.

Sendo assim, as principais vantagens ao contratar esse serviço é a economia de tempo e uma plataforma construída através de um especialista.

Ou seja, as chances de erro são menores, dessa forma seu site ficará estável por mais tempo.

Além disso, o profissional poderá criar o site através da plataforma que você escolher.

Sendo assim, se você pretende construir um site que seja customizado e que tenha funcionalidades elaboradas, você pode optar por fazer seu site sozinho na plataforma WordPress.

No entanto, essa plataforma apesar de ser a mais completa e profissional, é a que exige um conhecimento intermediário para construção.

Então, se você não possui todo o conhecimento necessário, opte por contratar pessoas que façam esse tipo de serviço.

No entanto, se você deseja algo profissional mas não tem tanto capital para investir e ainda assim quer um site rápido, barato e com um design que seja atraente, um criador de sites pode ser sua melhor opção.

Para criar um site sem a ajuda de um profissional, é preciso estar atento a todos os detalhes para que quando você for utilizá-lo para fazer publicações nenhum erro interfira no número de tráfego que sua página irá atrair.

Independente de escolher um profissional ou saber como criar um site sozinho através de tutoriais, o importante é que em ambos os casos a pessoa que irá criar, se dedique ao que está fazendo.

Conclusão

Por fim, vimos o que é necessário para tirar o seu negócio do papel e saber como criar um site a partir dos princípios básicos de domínio, hospedagem e criação.

As plataformas de criação são bem fáceis de ser utilizadas e muitas delas já oferecem modelos prontos para que você apenas edite o que achar necessário.

Para que a visibilidade do site seja efetiva, é importante se atentar aos fatores na hora da criação.

Por isso, se sua empresa predispõe um capital dedicado a isso, prefira que profissionais criem seu site de maneira estratégica.

Nos conte aqui se você deseja montar um site por conta própria ou prefere que um profissional tome conta do projeto.

Compartilhe este artigo.

Mais Conteúdo de Valor